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Saiba como a internet pode alavancar a sua carreira

Terça-Feira, 14 de agosto

Saiba como a internet pode alavancar a sua carreira

Mesmo quando Danilo Fernandes se tornou presidente da GPMídia, resolveu manter seu perfil na rede profissional LinkedIn. Porém, fez algumas mudanças na página. Na posição de empregador, e não mais de empregado, passou a focar mais a empresa do que suas competências e habilidades pessoais na rede.


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Mostro clientes que tenho e serviços que ofereço. Acabo falando apenas de forma genérica sobre minha formação e especialidades. O foco é o negócio e os resultados atingidos na companhia\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\".


Sobre empregos anteriores, Danilo publica apenas o nome da empresa, cargo, e indicações recebidas em cada posição no perfil, e também inclui especializações, formação e prêmios e certificações.


Ter um currículo na rede pode significar cada vez mais estar aberto a novas oportunidades de carreira. De acordo com pesquisa da consultoria de recursos humanos Right Management, 14% dos empregadores já utilizam o currículo virtual para recrutar candidatos, e 45% pretendem utilizá-lo no futuro.


A Whilrpool é uma das empresas que já contratam pela ferramenta. A fabricante de eletrodoméstico criou, há dois meses, uma conta corporativa na rede.


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Vínhamos obtendo resultados positivos através do networking dos próprios colaboradores na rede e resolvemos passar a utilizá-la como ferramenta de contratação\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\", diz a gerente de desenvolvimento organizacional Fernanda Leal.


Desde a criação da conta, a empresa já contratou sete pessoas pela rede social, entre analistas e engenheiros, e não descarta contratar posições executivas na rede profissional.


Desde que a rede social abriu escritório no Brasil, em novembro, o número de usuários locais passou de 6 para 9 milhões. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Existem diversos grupos de executivos entre os 1 milhão de grupos da rede social. É possível buscar por cargo, localização, empresa e nome\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\", diz Danielle Restivo, gerente de comunicação corporativa do LinkedIn para o Canadá e Brasil.


Fernanda destaca a rapidez que a ferramenta oferece. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Conseguimos acessar o histórico do profissional de forma mais eficiente do que com outras ferramentas de contratação. Em um mercado aquecido, isso faz a diferença\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\". E dá a dica. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"O resumo profissional não deve ser muito detalhado que dispense o contato pessoal e nem resumido demais. É necessário equilíbrio\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\".


A discrição deve nortear executivos de cargos mais altos na hora de elaboração ou atualização do perfil na rede social profissional, seja em busca de novas oportunidades no mercado ou negócios e parcerias. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Quanto mais alto o cargo, melhor\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\", diz Marcelo Cuellar, headhunter da Michael Page. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Um analista cometer uma gafe é uma coisa, um presidente é outra\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\".


Ele recomenda, por exemplo, que o resumo profissional seja pautado pelo papel que o executivo representa na empresa, e por informações genéricas sobre a companhia, como porte e faturamento. É necessário cuidado com excesso de atualizações. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Principalmente no caso de presidentes, isso pode passar a impressão de que está desmotivado em sua posição\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\".


Danilo deixa claro em seu perfil que está em busca de novos empreendimentos, solicitações de conhecimento e referências e acordos de negócios. E isso efetivamente aconteceu.


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Já recebi contatos com propostas para fusões e aquisições da empresa, além de propostas de aportes de fundos\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\", revela. Na hora de buscar parcerias, o que se destaca é a velocidade. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Pela ferramenta, é possível ter contato mais rápido com a pessoa-chave na empresa e oferecer uma proposta\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\".


Participar de grupos com interesses em comum também pode ser uma grande fonte de dicas e novos negócios, além de um meio de aumentar a rede de contatos. Danilo participa de cerca de 20 grupos, relativos à sua área de atuação ou instituições acadêmicas nas quais se formou, e até mesmo conferências do setor.


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Grupos de debate podem fornecer dicas valiosas para quem, por exemplo, quer abrir uma sucursal em outro país, e se associar a executivos do setor naquela localidade\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\", diz Luiz Cesar Salles, sócio da consultoria 2get.


 


Fonte: Brasil Econômico


Escrito por: Marília Almeida

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