• BUSCA

divisao

O valor de um contabilista

Sexta-Feira, 20 de março

O valor de um contabilista

Impossível mensurar qual o valor de um contabilista para a sociedade ou uma organização, tão grande é a sua importância.

O contabilista é fundamental para a sociedade e segue princípios, normas de relações sociais e leis, voltados para organização e pessoas, daí ser uma ciência social aplicada.

“A profissão contábil consiste em um trabalho exercido habitualmente nas células sociais, com o objetivo de prestar informações e orientações baseadas na explicação dos fenômenos patrimoniais, ensejando o cumprimento de deveres sociais, legais, econômicos, tão como a tomada de decisões administrativas, além de servir de instrumentação histórica da riqueza.” (Lopes Sá)

O contabilista é quem registra todo e qualquer fato suscetível de valoração, além de analisar e controlar o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, sendo assim um sabedor de tudo que ocorre no patrimônio das empresas e pessoas, Ele tem que ser um profissional ético, correto, fidedigno, honesto, competente, comprometido e preocupado com o social.

Na administração pública, é o contabilista o profissional capaz de detectar e relatar através de seus relatórios os comportamentos não éticos, daqueles que tratam da “coisa” pública.

O contabilista tem conhecimento e capacidade para acabar com a corrupção nos setores públicos e privados, usando suas técnicas de trabalho.

Toda gestão e tomadas de decisões passam obrigatoriamente pelo profissional da contabilidade. Ele é quem produz os números e informações nas prestações de contas da gestão pública, assim como do privado. O trabalho exercido pelo contabilista é usado inclusive para constituir prova em juízo ou fora dele.

O que o contabilista escritura é considerado como se escriturado pelos proponentes, assim estabelece o código comercial, deste modo o trabalho do contabilista gera conseqüências para os empresários.

Há várias determinações legais que obrigam as empresas a elaborarem a contabilidade, tais como: legislação tributária, código comercial, legislação falimentar, legislação previdenciária entre outras.

Qualquer sonegação de informação para suprimir ou reduzir tributos é crime contra a administração pública; é o que determina o código Penal Brasileiro, podendo punir severamente o contabilista e o empresário.

Para participar de licitações e concorrências públicas, também precisa do contabilista, para informar, respaldar e dar credibilidade aos relatórios e números demonstrados.

Por fim, o contabilista é considerado um dos profissionais de grande relevância na sociedade e para o Governo. Seu trabalho exercido com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, influi positivamente em toda a sociedade dando garantia e respaldo as decisões que interfere na vida das pessoas.

O contabilista está cada vez mais, ganhando o reconhecimento e valorização, por ser indispensável em nossas vidas.


Orias Batista Freitas


Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Belo Horizonte-SCBH

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Últimos Tweets

divisao

Contatos

divisao

Posts Recentes

divisao